quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Criminalidade:Ex-presidiário estupra sobrinha de 14 anos na frente dos irmãos.


Um ex-presidiário que não teve o nome divulgado foi preso nesta terça, 25, na Vila Alagoinha, localizada na BR-364, no município de Cruzeiro do Sul, Vale do Juruá, distante cerca de 600 quilômetros da capital acriana, após ter violentado a sobrinha de 14 anos, na frente dos irmãos também menores de idade.

De acordo com informações da delegada Carla Ivane de Brito, titular da Delegacia de Proteção à Mulher e o menor daquela cidade, a prisão do ex-presidiário aconteceu horas depois do estupro, quando a menor foi encontrada desmaiada dentro do quarto da casa onde morava.
 
A delegada alegou que não divulgaria o nome do criminoso para proteger a identidade da vítima, mas assegurou que o homem foi preso autuado por violência sexual contra vulnerável e encaminhado ao Presídio Manoel Neri da Silva.

Segundo informações da autoridade policial, a garota tem problemas psiquiátricos e estaria em casa quando o tio chegou e pediu R$ 10 emprestados, quando a menina foi entregar o dinheiro teria sido atacada pelo tio e arrastada para dentro de um quarto onde foi violentada.

A menina foi deixada desmaiada dentro do quarto e foi encontrada por vizinhos que denunciaram o crime a Polícia.

O criminoso foi preso no dia seguinte quando perambulava no centro de Cruzeiro do Sul e levado a delegacia de Polícia onde foi indiciado por crime de estupro.
A vítima foi conduzida ao Hospital da cidade onde foi medicada e submetida a exame de conjunção canal que comprovou a violência sexual sofrida.
Jornal a gazeta.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mundo Louco: Menor que matou irmão de 2 anos gera debate sobre Justiça nos EUA.


Cristian Fernandez, de 13 anos, pode receber pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

Um caso de direito penal envolvendo um menor na Flóridaestá causando um amplo debate nos Estados Unidos que vai além de questões jurídicas, fazendo a sociedade questionar o conceito de Justiça.
Cristian Fernandez, de apenas 13 anos, está sendo julgado como se fosse maior de idade por um tribunal do distrito de Duval County por dois crimes cometidos em 2011.

O menino é acusado de ter matado por espancamento seu meio-irmão David, de 2 anos, e de ter atacado sexualmente seu outro meio-irmão, um menino de 5 anos.

Se Cristian for condenado por homicídio doloso, ele pode receber pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.
O caso chamou atenção não apenas pela idade de Cristian, mas também pelo passado de abusos e de violência a que o próprio acusado foi submetido no ambiente familiar ao longo de sua vida.

Marcas da violência
Cristian nasceu marcado pela violência. Sua mãe, Bianella Susana, deu à luz o menino quando tinha apenas 12 anos. O pai de Cristian foi condenado a 10 anos de prisão por ter estuprado a, então, pré-adolescente.
Quando tinha dois anos de idade, o menino foi encontrado vagando de madrugada pelas ruas do sul da Flórida, despido e mal cuidado. A avó, que era a responsável pelo menino, estava trancada havia horas no quarto de um hotel de estrada, em uma maratona de uso de drogas.

Alguns anos mais tarde, em 2007, o Departamento de Crianças e Famílias da Flórida investigou uma alegação de que Cristian havia sido abusado sexualmente por um primo.

O menino também começou a dar sinais de distúrbio de comportamento, com um histórico de relatos às autoridades locais de que ele havia matado um filhote de gato, além de ter simulado atos sexuais e se masturbado na escola.

Mesmo assim, Cristian apresentava um excelente desempenho acadêmico.
Em 2010, foi constatado que o menino vivia novamente em um ambiente violento. O marido de Bianella deu um soco no olho de Cristian, fazendo com que sua escola o encaminhasse a um hospital.

Ao chegar à residência da família, em um subúrbio de Miami, para investigar a agressão a Cristian, a polícia encontrou o padastro do menino morto. A causa da morte indicava suicídio com arma de fogo.

Julgamento
Um ano mais tarde, Bianella deixou Cristian sozinho em casa com os dois irmãos, quando David foi espancado. Ela demorou mais de oito horas para levar o filho de dois anos, que se encontrava inconsciente, até um hospital.

Em março deste ano, a mãe dos meninos se declarou culpada por homicídio culposo, determinado pela falta de intenção em provocar a morte da vítima, e pode ser condenada a 30 anos de prisão.

Agora, a juíza Mallory Cooper enfrenta um dos casos de direito penal mais complicados já vistos nos tribunais americanos.

Muitos advogados e promotores apoiam a promotora estadual, Angela Corey, que pediu que Cristian fosse julgado como adulto.

Mas acadêmicos de direito e psiquiatria acreditam que a abordagem do direito penal no caso de delinquentes juvenis deve ser mais humana.
'Precisamos decidir se queremos um sistema que visa à punição ou à justiça', disse à BBC Brasil Jenna Saul, médica especialista em psiquiatria forense.
Segundo a psiquiatra, é possível que Cristian nem entenda as consequências dos seus atos de violência, uma vez que, na realidade dele, a agressão física é uma forma de mostrar frustração que não resulta em morte.

'Esse menino deve, sem dúvida alguma, ser julgado por um tribunal para menores, onde podem ser implementadas maneiras de reintroduzi-lo à sociedade', afirmou Saul.

Fonte: G1.com

Desigualdade nunca foi tão baixa no país, diz presidente do Ipea.


Embora a desigualdade ainda seja alta no Brasil, ela está hoje em seu menor nível da história estatisticamente documentada, que tem início nos anos 1960, segundo Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ao analisar, nesta terça-feira (25), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados na última sexta, Neri disse que esse fenômeno ocorreu entre a pesquisa de 2009 e a atual.

“A queda da desigualdade aconteceu durante dez anos consecutivos, sem interrupção, o que é algo inédito”, disse. “De junho de 2011 a junho de 2012, a desigualdade está caindo tanto quanto estava caindo antes, ou seja, não está desacelerando. Nos últimos 12 meses terminados em junho de 2012 a desigualdade caiu 3,2%, que é uma média muito forte.”

Segundo Marcelo Neri, em todos os outros países integrantes do Brics, a desigualdade está subindo, inclusive naqueles que já a tinham de forma acentuada, como a África do Sul.

Pobreza
O presidente do Ipea lembrou que a meta do milênio é diminuir a pobreza à metade em 25 anos. “O Brasil fez mais que isso, reduziu mais de 50% em dez anos”, falou.
De acordo com os dados, de 2003 a 2011, 23,4 milhões de pessoas saíram da pobreza – sendo que 3,7 milhões só entre 2009 e 2011. Para ele, “a educação é a força-motriz deste processo”.

O crescimento dos salários é o principal indicador para a melhoria, aponta o estudo intitulado "A Década Inclusiva". É o que responde por 58% da diminuição da desigualdade. Em segundo lugar vem os rendimentos previdenciários, com 19% de contribuição, seguido pelo Bolsa Família, com 13%. Os 10% restantes são benefícios de prestação continuada e outras rendas.
Neri ressaltou que, dentre todos os vetores para a diminuição da desigualdade, o Bolsa Família é o mais eficaz, do ponto de vista fiscal. "Se todos os recursos pudessem ser canalizados à mesma taxa para o Bolsa Família, ao invés da previdência, a desigualdade teria caído mais 362,7%", exemplificou Neri no estudo.

A disparidade de renda entre brancos e negros também se alterou. Segundo os dados apurados pelo Ipea, a parcela da população que se declara como negra teve crescimento da renda de 66,3% nos dez anos. Maior variação foi apurada entre os pardos (85,5%). Entre os brancos, o crescimento foi de 47,6%.
O recorte por regiões mostra que no Nordeste a renda subiu 72,8%, enquanto no Sudeste cresceu 45,8%, sempre no mesmo período de comparação.


Fonte g1.com

Drogas: legalizar para quem? Questiona especialista.


Ao discutir o tema de políticas alternativas de combate às drogas, Maria Sílvia Napolitano, coordenadora da Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas Públicas de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura do Rio, escreveu um texto esclarecedor no jornal O Globo desta segunda-feira (24).

Para Maria Napolitano, hoje em dia, não faltam declarações de apoio à liberação das drogas e à descriminalização de entorpecentes. Os resultados das pesquisas parecem, no entanto, não merecer a mesma importância para informar a população sobre os elevados riscos de experimentação, seja em nome do prazer, seja em busca da remoção de algum desconforto.

O discurso pela liberação vem se sustentando no fracasso da política de repressão às drogas. A posição de um país vizinho, o Uruguai, alimenta a possibilidade do nascimento do narcotráfico, favorecendo a criação de um mercado negro, com ricas vantagens impossíveis de serem controladas. Na Holanda, um dos países mais tolerantes no uso de drogas, o tráfico nunca foi banido, e usuários, após consumir a quantidade permitida por lei, procuravam a droga nas mãos dos traficantes para saciar uma compulsão crescente.

O aumento do consumo e a precocidade com que os jovens vêm experimentando variados tipos de drogas alertam especialistas numa direção comum: é preciso trabalhar na prevenção! A prevenção no sentido de educar, conscientizar o jovem para assumir atitudes responsáveis na identificação e no manejo de situações de risco que a droga pode causar e que possam ameaçar a sua dignidade.

A droga uma vez disponibilizada irá aumentar a oferta e, portanto, o consumo, indo na contramão da redução da demanda. O consumo representa um grave problema de saúde pública, com sérios prejuízos para as famílias e para o Estado. A questão fundamental é: por que um governo desejaria estabelecer e financiar um sistema que venha tornar seus cidadãos doentes e dependentes?

Não precisamos da Justiça para legalizar o caminho que conduz os jovens a uma destruição catastrófica num prazo muito curto. Avançar culturalmente na compreensão do processo de consumo de drogas significa caminhar em direção à liberação de substâncias químicas que alteram o ânimo, o comportamento e a consciência?
Como podemos chamar de evolução leis que colocam em risco a vida das pessoas? E como podemos envolver nas discussões sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável o uso de drogas que colocam em perigo o discernimento essencial para salvar o ser humano de sua autodestruição?

Precisamos que legisladores e magistrados assegurem aos jovens cidadãos a certeza de encontrar amparo para o amadurecimento consciente de suas escolhas, com responsabilidade e clareza. É urgente, portanto, que ações preventivas contra o uso das drogas sejam promovidas e discutidas por todos.

Fonte: Verdadegospel.com


Eleições 2012. Esperidião Junior e Elson Farias, realizaram comício neste sábado.

Elson Farias- candidato a prefeito PCdoB
 Neste sábado dia 22 os candidatos a prefeito Elson Farias  PCdoB e Esperidião Junior PMDB, realizaram comícios na cidade.

Este foi o primeiro comício de Elson Farias que contou com a presença de vários eleitores da zona rural como Rio Murú e de outras localidades de baixo Tarauacá. Alem de está presente os deputados estaduais: Moisés Diniz e Eduardo Farias do PC do B e a Dep. Fed. Perpetua Almeida, e o radialista e locutor da Rádio difusora acreana Woshington Aquino.

Com um publico estimado em cerca 800 pessoas e quase todos os candidatos a vereadores presentes, Élson falou que estará preparado pra trabalhar para o povo de Jordão.





Esperidião Junior candidato a prefeito PMDB
Esperidião Junior realizou seu 2º comício, desta vez na Rua Sueiro Sales com apenas os eleitores locais e um público estimado em cerca de 300 a 400 pessoas. O vereador João Alves Cordeiro PMDB, foi o alvo dos olhares de eleitores, onde o mesmo aproveitou e fez graves denúncias a respeito dos títulos definitivos dos terrenos urbanos pertencentes às áreas da prefeitura, que o levou a pedir o projeto de lei nº 18/2012 pra estudo, onde determina os valores dos terrenos aos moradores.


Sobre este assunto, estarei postando uma outra matéria, aguarde. 





 João Brás

sábado, 22 de setembro de 2012

Meio Ambiente: Incêndio hoje a tarde em Jordão preocupou autoridades e fez equipe de voluntários entrar em ação.

Por volta das 14h30min horas de hoje o chefe do setor de Meio Ambiente o Sr. Artur Somoza, recebeu uma ligação lhe informando sobre o incêndio que estava acontecendo ao lado da pista de pouso perto do bairro novo.

Após fazer contato com uma equipe de voluntários treinados dia 31 do mês passado pelo corpo de bombeiros pra trabalhar em casos com este, Artur ligou-me e fui com ele de imediato ao local. Ao chegarmos já encontramos moradores e 4 (quatro) voluntário já tentando apagar o fogo que seguia em direção a Estação de Tratamento de Agua (ETA) do Deas.
O fogo se alastrou por cerca de 2 horas, o suficiente pra queimar quase 2 (duas) equitáries de capim.  

A equipe trabalhou com agilidade e só lamentaram a falta de um lugar para abastecer suas bolsas d águas onde tiveram ajuda de moradores.

Após poucos minutos a situação já tinha sido controlada e a equipe estar de parabéns.


















Por João Brás

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições 2012: Pesquisa do Ibope aponta empate técnico entre Marcus Alexandre (PT) e Bocalom (PSDB).


O Ibope divulgou nesta sexta-feira, 21, o resultado da segunda pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Rio Branco nas eleições deste ano. A pesquisa foi encomendada pela rede Rede Amazônica. A pesquisa ouviu 602 pessoas neste mês de setembro.
O resultado na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, o candidato Marcus Alexandre (PT) aparece com 43%; Tião Bocalo (PSDB) 39%; Fernando Melo (PMDB) 6%; Antônia Lúcia (PSC) 5%; Leôncio Castro (PMN) 1% e Peregrina (PSOL) 1%.
Segundo os números apresentados pela afiliada da Rede Globo, TV Acre, brancos e nulos seriam 2%, não sabem ou não quiseram falar 3%. A evolução dos candidatos para a pesquisa anterior mostra a evolução de quatro dos seis candidatos que disputam a prefeitura da capital.
 Na primeira pesquisa (nos dias 12 e 17 de agosto de 2012), Marcus Alexandre aparecia com 38% foi para 43%; Tião Bocalom aparecia com 37% foi para 39%; Fernando Melo aparecia com 5% foi para 6%; Antônia Lúcia aparecia com 3% foi para 5%. Leôncio Castro e a Professora Peregrina mantiveram o percentual de 1%.
Rejeição dos candidatos
Os candidatos que aparecem com a maior rejeição, são Tião Bocalom com 27% e Marcus Alexandre com 25%. Antônia Lúcia teria 24%; Fernando Melo 18%; Peregrina 17%. A menor rejeição é do candidato do PMN, Leôncio Castro com 3%.
Segundo turno
A pesquisa da Ibope/Rede Amazônia pesquisou o cenário de segundo turno, apenas com os candidatos de PT e PSDB.
Marcus Alexandre teria 49%
Tião Bocalom 43%
Brancos e Nulos 6%
Não sabe ou não respondeu 2%
Fonte: Ac24horas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bom dia pra você.

Tomara que hoje seja assim: Que o dia amanheça bonito. Nem quente, nem frio. Que a condução venha logo e, quando vier, que sobre um lugar pra você sentar. Tomara que, dessa vez, o mês caiba no seu salário.

Tomara que o telefone toque com uma notícia feliz. Tomara que a prova seja fácil. Que o trânsito esteja livre. Que o prato do dia seja o seu predileto. Tomara que você reveja o seu melhor amigo. Tomara que aquela música linda de doer toque dentro do elevador. Tomara que alguém se lembre de lhe dar os parabéns... E que, assim, do nada, lhe tirem pra dançar.

Tomara que você ganhe um beijo. Que ganhe um elogio. E que seja sorteado. Tomara que o sapato não aperte. E que aquela velha calça lhe sirva outra vez. Tomara que você tenha um acesso de riso, por causa de uma piada. Tomara que os seus sonhos continuem grandes... E que sejam muitos. Mas que você tenha, todos os dias, um pouquinho de cada coisa.

Eleições 2012. Moisés Diniz diz que petistas estão fazendo jogo baixo ao criticá Perpetua Almeida por não empenhar-se na campanha de Marcos Alexandre PT Rio Branco.


O clima na Frente Popular, não é dos melhores. A disputa pela indicação do candidato a prefeito de Rio Branco, ainda é um fantasma presente na relação de PCdoB e PT, que nos bastidores políticos trocam farpas pela suposta falta de adesão de uma parte dos comunistas, à campanha de Marcus Alexandre (PT).

Segundo o líder do governo, deputado Moisés Diniz, alguns petistas estariam plantando informações que os candidatos do PCdoB e a deputada perpétua Almeida, não estariam empenhados na campanha do candidato petista, na capital.

Moisés Diniz falou ainda de uma possível candidatura de Perpétua ao Senado. “Se estão antecipando as eleições de 2014, queremos dizer que Perpétua será candidata numa casa que construímos ao longo de 20 anos, que apoiamos os candidatos do PT”.

Perpétua também estaria sendo vítima de comentários maldosos nas redes sociais, por ter aparecido ao lado de Flaviano Melo (PMDB), em um evento no interior do Estado.

Nos bastidores da Aleac, Moisés Diniz defende Perpétua Almeida e diz que os comunistas estariam de corpo e alma pedindo votos para a chapa majoritária da FPA.

“Militantes petistas atacam Perpétua Almeida por não participar da campanha de Marcus Alexandre, afirmando que o PCdoB não está na campanha. Isso é uma inverdade”, enfatiza.

O comunista diz ainda, que Perpétua teria dividido o palanque com o peemedebista Flaviano Melo, no município de Plácido de Castro, cidade que PCdoB e PMDB apoiam o candidato do PSB, na disputa pela prefeitura.

“Vou levar estes assunto à tribuna da Casa. Não podemos admitir que pessoas anônimas façam ataques a Perpétua e ao PCdoB. O partido está na campanha e a nossa deputada está trabalhando na campanha no interior do Acre”, finaliza Moisés Diniz.

Fonte: Tarauacá Notícia

Mundo: Soldada da artilharia Britânica dar a luz sem saber que estava grávida.

A mulher estava na 34ª semana de gravidez; mãe e bebê passam bem
Uma militar britânica deu à luz um menino durante uma missão no Afeganistão, sem saber que estava grávida.
O parto foi realizado no acampamento militar Campo Bastion, na Província de Helmand, uma das mais instáveis do país.
O bebê nasceu prematuro — a mulher estava na 34ª semana de gravidez.
"Mãe e bebê estão em condição estável", afirmou o Ministério da Defesa britânico em um comunicado.
A mulher, uma soldada da Artilharia Real que não foi identificada, somente descobriu que estava prestes a dar à luz após reclamar de dores abdominais.
A criança foi concebida antes de sua chegada ao Afeganistão, em março.
Assistência
Segundo o Ministério da Defesa, a política militar é de não permitir que mulheres sejam enviadas ao campo de batalha quando estão grávidas, mas que neste caso específico a gravidez era desconhecida.
Uma equipe de pediatras viajará especialmente da Grã-Bretanha ao Afeganistão nos próximos dias para dar a assistência adequada à mãe e à criança e acompanhar a remoção dos dois do país.
Esta é a primeira vez que uma soldada britânica dá a luz na frente de batalha, mas desde 2003 cerca de 200 militares já tiveram suas missões interrompidas no Iraque e no Afeganistão após descobrirem que estavam grávidas.
Fonte R7.com


Bizarro: Brasileira leiloa virgindade na internet e pode ganhar mais de R$ 70 mil.

Um diretor de vídeos australiano decidiu leiloar a virgindade de dois jovens — um homem e uma mulher — e registrar tudo em um documentário. 
O diretor chama-se Justin Sisely, e o projeto, Virgins Wanted (Procura-se Virgens, em tradução livre).

Após um longo processo, a moça escolhida foi a brasileira Catarina, de 20 anos, que já assinou contrato para vender sua virgindade

Fonte R7.com

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Greve: No Acre, cerca de 900 bancários entram em greve a partir de terça.


Com assembleia agendada para esta segunda-feira (17), às 17h, na Praça Povos da Floresta, os bancários da capital irão referendar greve por tempo indeterminado. Os bancários estão na data base e as negociações com os patrões não avançaram, assim com a categoria decidindo ir à greve para forçar uma nova proposta da Fenaban.
REIVINDICAÇÕES
Na última negociação, os patrões reafirmaram na mesa de negociação uma proposta salarial de reajuste de 6% para todas as verbas. A proposta foi rejeitada nas assembleias ocorridas na quarta-feira (12). Os bancários querem aumento real de salario de 5%, totalizando um percentual de reajuste de 10,25%. Outras reivindicações da categoria dizem respeito a melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fim das metas abusivas e assédio moral, segurança bancária e juros menores.
Pesquisa publicada recentemente pelo Dieese aponta que 97% dos acordos salariais do primeiro semestre no país contêm aumentos reais de salário, quase todos acima da proposta de 0,58% apresentada pela Fenaban na penúltima rodada de negociação, no dia 28 de agosto.
VALORIZAÇÃO DOS PISOS
Na busca da valorização do piso dos bancários brasileiros, a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT) junto a entidades sindicais sul-americanas encomendaram uma pesquisa onde mostra que o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente. Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de apenas 681 dólares (ou seja, R$ 1.400). Isso significa que o piso do bancário hoje é 58% do salário mínimo do Dieese de R$ 2.416, o que está sendo reivindicado nesta campanha salarial.
CHEGA DE TRUQUES
Ciente que os bancos podem pagar mais, o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, explica que os seis maiores bancos do país, que empregam mais de 90% da categoria, lucraram R$ 25,2 bilhões somente no primeiro semestre. E ainda provisionaram R$ 39,15 bilhões para devedores duvidosos (PDD), 64,3% a mais que o lucro líquido.
- É um disparatado truque contábil para uma inadimplência que cresceu apenas 0,7 pontos percentuais no mesmo período, comenta Batistela.
O sindicalista ainda chama atenção para a matéria publica durante a semana pelo Estadão.com, onde explica que os bancos nacionais tiveram retorno de 11,31% do seu patrimônio no segundo trimestre, enquanto que nos Estados Unidos, o retorno das instituições financeiras foi de 7,68%. Ou seja, os bancos no Brasil tiveram ganhos  47% superior ao dos americanos.
CRUZAR OS BRAÇOS
Com cerca de 900 bancários em todo estado, totalizando um montante de 62 agências, 25 na capital Rio Branco e outras 37 espalhadas pelos demais municípios, o Sindicato dos Bancários avisa a sociedade acreana que, caso não ocorra negociações até segunda-feira, os bancários irão cruzar os braços a partir da 00h00 da próxima terça-feira (18).
A direção do Sindicato comunica à sociedade que os serviços essenciais das unidades bancárias irão continuar funcionando: compensação e caixas eletrônicos (autoatendimento), assim atendendo a legislação.
Da redação ac24horas

Tragédia: Uma pessoa morre e 50 famílias ficam desabrigadas em incêndio.


São Paulo – O incêndio ocorrido na manhã de hoje (17) na Favela do Moinho, região central da capital, causou a morte de uma pessoa e deixou cerca de 50 famílias desabrigadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O fogo foi controlado por volta das 9 horas e agora está sendo feito o rescaldo. É a segunda vez em menos de um ano que a comunidade, erguida sob o Viaduto Orlando Murgel, é atingida por um incêndio. Esta é a 68ª ocorrência em favelas só este ano, segundo a corporação.

A operadora de caixa Cássia da Silva, de 20 anos, morava em uma casa de madeira com a mãe e os três filhos e estava dormindo quando o fogo começou. “Não sobrou nada. Nem sei como vou trabalhar hoje. Até o uniforme eu perdi”, relata. O vigilante José Victor de Albuquerque, de 55 anos, também não salvou nada de seus objetos pessoais. “Tínhamos acabado de comprar uma geladeira. Nem sei por onde recomeçar”, declarou.

O trânsito no viaduto continua interrompido e, segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras do município, Ronaldo Camargo, o bloqueio pode perdurar por até oito horas. “Até que os engenheiros concluam a avaliação sobre as condições estruturais”, acrescentou. Trechos das linhas 7 e 8 da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) também continuam paralisados. “Assim que os bombeiros acharem que devem liberar o trecho do trilho [usado na operação], nós liberaremos as linhas”, explicou.

O secretário informou ainda que algumas famílias serão encaminhadas a abrigos municipais. “Toda a rede de acolhimento da prefeitura está disponível para recebê-las”, declarou. Ele disse que devem ser oferecidos também auxílio-aluguel.

Fonte Agencia Brasil

meio Ambiente: Desmate na Amazônia quase triplica de janeiro a março de 2012, diz Inpe.


Entre janeiro e março de 2012, o desmatamento na Amazônia Legal quase que triplicou, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O volume de nuvens foi menor no primeiro trimestre deste ano, o que elevou a qualidade de visualização dos chamados "polígonos de desmatamento".
Os dados foram divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quinta-feira (5), em coletiva realizada em Brasília.

Segundo o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no primeiro trimestre os satélites detectaram a perda de 389 km² da cobertura florestal, número que é 188% maior se comparado ao mesmo período de 2011 (135 km²).

A ministra não considera que os dados não representam um crescimento no desmate, já que, para ela, a redução da quantidade de nuvens sobre o bioma facilitou a fiscalização feita por sensoriamento remoto. "Não temos crise de desmatamento, como foi ano passado, não tem aumento de desmatamento", disse.
Em fevereiro de 2011, apenas de 1 km² de vegetação derrubada foi detectado, já que a cobertura de nuvens era de 93%. Neste ano, o mês registrou desmate de 307 km², a maior parte no Mato Grosso (285 km²). "Ano passado não havia desmatamento detectado porque nós não víamos nada", disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

Para Câmara, a pesquisa em campo feita pelos órgãos de fiscalização verificou que 68% das áreas encontradas devastadas (por desmate e queimadas) resultam de atividades ilegais ocorridas em 2011.


Estabilidade
A ministra também ressaltou que não houve aumento absoluto no desmate ao comparar o período de agosto de 2011 a março de 2012 com os mesmo meses entre 2010 e 2011.
Entretanto, chamou a atenção para a elevação de atividades ilegais (no período, desmate subiu de 12 km² para 56 km²). O aumento pode estar associado a uma migração de desmatadores do Pará para o estado. Segundo Izabella, órgãos ambientais vão melhorar a fiscalização na região.

Código florestal
Sobre as mudanças na legislação ambiental, que tramita na Câmara dos Deputados, pode também influenciar o desmatamento, de acordo com o governo. "Ainda tem gente em campo dizendo, segundo os relatos da inteligência, que você pode desmatar que vai ser anistiado". 

"As equipes têm se deparado com colocações de que o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais] não teria competência mais de fiscalizar. Não é verdade", disse ela. Só este ano, o Ibama aplicou quase R$ 50 milhões em multas por desmatamento na Amazônia e embargou áreas, principalmente no Mato Grosso e Pará.
G1.com