sábado, 20 de abril de 2013

JORDÃO: Secretaria Municipal dos povos Indígenas realiza festa em comemoração ao dia do Índio.


Dia 19 de abril é comemorado em todo Brasil o dia do índio. Em nosso município cerca de 30% da população é indígena da etnia Kaxinawá agrupados em mais de 30 aldeias em três terras indígenas: Seringal Independência (rio Tarauacá), baixo rio Jordão e alto rio Jordão.

Em virtude disso, os indígenas de várias aldeias se reuniram ontem na aldeia Astro Luminoso, para comemorar este dia, um projeto realizado pelo secretário dos povos indígenas João Sales.

Cheguei por volta das 08h00min onde fui recebido com grande alegria e uma dança chamada mariri.

O mariri é uma festa anual realizada pelos índios Kaxinawás, cujo objetivo é pedir aos seus deuses, mais especificamente a floresta, para que a colheita de seus insumos agrícolas possa ser farta durante o ano.

Por isso, que ao chegar encontrei no local onde iriam fazer suas apresentações, uma variedade de produtos expostos como: Mandioca, mamão, macaxeira, banana, milho, pimenta, maracujá entre outros expostos no centro do terreiro que no final da dança cada um pegou o que pode e levou pra si como símbolo da boa colheita em sua casa.

Estiveram presentes várias lideranças indígenas como, professores, Agentes de Saúde, Artesãs, caciques, agentes agroflorestais além do secretario dos povos indígenas João Sales, o secretario de cultura indígena Arnaldo Macário, o secretário de esportes indígena Antonio Kaxinawá, o secretario de meio ambiente indígena,Siã Sales chamado por eles de liderança internacional e o vice-prefeito Bibiu Aragão.

Em sua fala o líder Siã falou de incentivo e produção agrícola. Siã chamou atenção de todos os lideres presente, lembrando que anos atrás havia fartura nas aldeias, e hoje com o aumento da população indígena há a necessidade de aumentar também a produção.










 ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário