segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação se reúne com o Movimento Indígena para discutir melhorias do ensino nas aldeias em 2014.

Nesta sexta-feira 21, a Secretária de Educação Meire Sergio juntamente com o Coordenador de ensino Indígena Raimundo Farias, o Assessor de Gabinete do Prefeito José Chaves, o Secretário dos Povos Indígenas João Sales Kaxinawá, o Vereador Francisco Sereno, Assessor de Gabinete Indígena José Eloy entre outras lideranças, se reuniu para discutir as melhorias do ensino nas áreas indígenas no ano de 2014.

As lideranças Huni Kûim cobram do governo Municipal mais incentivo em vários aspectos como, por exemplo, a construção e reformas das 24 escolas além e a contratação de professores e pessoal de apoio. Só para deixar claro, está em andamento a realização de um seletivo para atender essas demandas dentro da educação indígena.

Das 30 escolas existente nas áreas indígenas, a Prefeitura já construiu 5 em 2013, e o governo do estado construiu uma outra com capacidade para 500 alunos, segundo o coordenador de ensino Raimundo Farias.

Depois de ouvir as reivindicações dos lideres indígenas, Meire trouxe a esclarecimento de todos os índices de aprovação de reprovação de cada escola onde vários professores estão de parabéns pelo percentual de aprovação apresentado, enquanto em outros em suas escolas a situação é bastante grave.

Segundo Raimundo, o principal problemas que acarreta em reprovação dos alunos é o fato de que quando chega a data para seus parentes receberem seus vencimentos como bolsa família, aposentadoria entre outros, toda a família vem pra cidade e enquanto isso os filhos ficam  perdendo aula.

Para Meire, as construções e reformas dessas escolas, sempre foram prioridade em sua gestão, por isso que ao concluir as escolas do Proacre previstas para o mês de Março deste ano, passará a olhar com mais carinho a estas aldeias.

Meire falou também que vai acompanhar mais de perto cobrando dos supervisores e professores para que no final do anos tenhamos um índice de aprovação melhor, caso isso aconteça o supervisor ou o professor não poderão mais ter seu contrato renovado para o próximo ano. Concluiu Meire.

Ficou claro que o movimento indígena começou a fazer suas cobranças, mas, é claro também que há uma grande deficiência no sentido de organização politica, social e cultural que é ou deveria ser a arma na hora de fazerem suas cobranças.


Enquanto os Kaxinawás de Jordão continuarem olhando apenas para o dia de hoje, o amanhã será sempre incerto. 

Assecom/PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário