quinta-feira, 13 de março de 2014

Agentes Agroflorestais Indígenas se reúnem na Câmara Municipal com lideranças para discutir melhorias voltadas a produção e preservação ambiental das aldeias.

Nesta quarta-feira 12, os agentes Agroflorestais indígenas das 3 Terras Indígenas de Jordão se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores para discuti algumas questões importantes em seu dia-dia como agentes ambientais alem de tratarem também dos salários que encontram-se em atrasos.

Dos 32 agentes estavam presentes 15 além das lideranças João Sales Rosa Secretário dos Povos Indígenas, Sabino Sales, Osélia Sales, Edinaldo Macário, o Vereador Abel Ximenes, Gerente da SEAPROF Pedro Freire e o Presidente da AMAIAC, Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre, Josias Pereira Maná. Em todo o estado são 150 agentes e todos  
    
O assunto mais discutido na reunião foi a maneira de como produzir a agricultura familiar nas aldeias que a cada dia vem se tornando mais difícil tal prática. Para o gerente da Seaprof Pedro Freire, os investimentos tem acontecido mais existe duas questões importantes que devem ser colocada em prática para que venha alavancar a produção dentro das aldeias. Primeiro os indígenas precisam querer produzir, despertar que a vida exige atitudes e que eles não vêm se atentando a isso, a segunda é que pra isso precisam da contratação de técnicos especificamente imbuídos de cuidar só da área indígena com objetivo principal de levantar esse despertar aos índios que pensam em produzir, sem isso não haverá produção, sem produção não há alimento na mesa. Finalizou Pedro Freire.

O Vereador Abel Ximenes disse que este é um ponto importantíssimo para o futuro da população indígena em Jordão principalmente para o meio ambiente nas aldeias que alem de receberem uma bolsa ainda cuidam da natureza e que o movimento indígena pode contar com seu apoio como legislador para aprovar ou criar projetos que vem de encontro com as necessidades do povo Hini Kuim, naquilo que for possível para o Município arcar. Concluiu Abel.


O presidente da Amaiac Maná disse que os agentes precisam cuidar da natureza e incentivar uma produção sustentável que não venha agredir o meio ambiente, mas, que não falte o alimento cotidiano. Quanto aos salários atrasados os agentes não se preocupem pois agora em março serão pagos todos os agentes, é só uma questão de burocracia na documentação onde estamos realizando uma parceria com a Secretaria de estado de desenvolvimento onde queremos pagar 2 anos de salários aos agentes. Disse Maná. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário