sexta-feira, 16 de maio de 2014

Gestores, Trabalhadores e usuários de saúde de Jordão participaram da 2ª Conferencia da Macrorregional do Baixo Acre e Purús em Rio Branco nesta quinta-feira dia 15.

O Secretário Municipal de Saúde Antônio Cleidinei Castro juntamente com os representantes dos trabalhadores em saúde e os representantes dos usuários do Município de Jordao, participaram da 2ª Conferencia Estadual da Macrorregional do Baixo Acre e Purús do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada da Escola Estadual Armando Nogueira em Rio Branco com abertura dia 14 as 19:00 horas e dia 15 das 8:00 as 18:00 horas.

Esta foi a 3ª etapa das conferencias onde as demais aconteceram na macrorregional do Alto Acre no Município de Brasiléia nos dia 29 e 30 de abril e do Vale do Juruá nos dias 5 e 6 de maio em município de Cruzeiro do Sul.
Em cada macrorregional foram eleitos os delegados que irão participar da Conferencia Estadual que acontecerá em Rio Branco nos dias 5, 6 e 7 de junho com a presença de todos os delegados eleitos ou seu suplente.

O eixo principal da 2ª Conferencia das Macrorregionais e que também será debatido na conferencia estadual em junho, é a implementação da politica nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora, onde abrangem todos os seguimentos trabalhistas como saúde, educação, trabalhadores do setor público ou privado.

Mesmo tendo um tema a ser discutido, os assuntos que mais repercutiram, chegando até a esquentar o debate, foi a ausência de representantes dos trabalhadores públicos e privados de Rio Branco, onde poucas pessoas na capital compareceram ao evento e também a falta de um representante do Centro Estadual de Referencia de Saúde do Trabalhador – CEREST, que até então muita gente não o conhecia tal entidade.

Para os representantes dos movimentos sociais sindicais que estavam presentes como a Professora Almerinda Cunha que representa o movimento negro, é tão somente falta de coragem e falta de respeito para com os trabalhadores e fizeram uma nota de repúdio que será encaminhada a todos os setores do governo.

O subsecretário secretário de estado Irailton Lima esteve na abertura na quarta-feira a noite além de alguns presidentes de sindicatos tanto da Saúde como da Educação. 

Queremos aqui parabenizar ao Secretário de Saúde de Jordão pelo compromisso e companheirismo, ao Prefeito Élson Farias, aos organizadores do evento na pessoa do presidente do Sindicato Estadual de Saúde O Bio e a Conselheira Estadual a Professora Adenira Cunha e ao Governo do Estado na pessoa do Secretário Irailton Lima. 

Também quero agradecer aos companheiros de viagem Marcelo Gleison, Rondinele Farias, Paulo Silva, Helenice Soares, Vilanir Souza, Luciene Guimarães e Cleiciane Brasil pela saudosa companhia.

Por João Bráz




Movimento Sindical 

Membros do Conselho Estadual de Saúde








Bio- Presidente do Conselho Estadual de Saúde

Professora Rosana- Presidente do Sinteac Estadual 





Antônio Cleidinei -Secretário de Saúde do Município de Jordão






Nenhum comentário:

Postar um comentário