quarta-feira, 11 de junho de 2014

Conselho Municipal de Alimentação Escolar – Cae realizou visita às escolas do Município apontou irregularidades.

Aluno quer cachorro quente e tapioca com manteiga na merenda escolar

Uma equipe formada por três (3) conselheiros do Conselho de Alimentação Escola –CAE esteve nesta manha de quarta-feira fazendo uma inspeção na merenda escolar, conversando com a direção de cada escola e alertando para algumas irregularidades.

Faziam parte da equipe a conselheiro Samaria Aragão, Jefesson Araújo e Evilandia dias. Depois de conversar com a gestão os conselhieros verificava os locais de armazenamento da merendo, olhava a validade de cada produto e finalizava a visita nas salas de aula conversando com os alunos a cerca da qualidade e variedade da merenda servida na escola.   

A primeira escola visitada foi a creche Criança Feliz onde não houve nenhuma irregularidade e as crianças disseram gostarem da merenda que administrada de acordo com um cardápio fixado na cantina.

Depois a equipe seguiu para o Pré –Escola 12 de outubro onde foi encontrado quatro (4) copos de tempero completo com validade vencida, mas a direção já tinha retirado da prateleira. Quanto a merenda os alunos disseram gostar e chegam a repetir.

Na escola Municipal Bernardo Abdon foi encontrado apenas uma (1) garrafa de suco com prazo vencido. Na escola Manoel Rodrigues foram seis (6) litros de óleo comestível e quatro (4) de vinagre, mas que também não estavam mais na prateleira. Os alunos também elogiaram bastante a merenda que é servida no dia-dia.

Na escola Jairo de Figueiredo Melo nenhum alimento estava com prazo de validade vencido, mas o armazém está apresentando rachaduras nas paredes de alvenaria oferecendo riscos aos funcionários. A diretora disse que já enviou fotos e documentos ao Estado solicitando reparos e até agora não foi atendida. Havia também um sinal de arrombamento que a mesma falou que foi uma tentativa de roubo de merenda, ele disse ainda que foi a delegacia fez um boletim de ocorrência e está aguardando.

Quanto a merenda os alunos reclamaram bastante. Segundo eles o cardápio não muda muito, ou é sopa ou suco com bolacha. Os conselheiros pediram para que eles dessem uma opinião no cardápio, foi quando um aluno sugeriu cachorro quente ou tapioca com manteiga.

Outra reclamação dos alunos da Jairo foi com relação a água, segundo eles é mal armazenada e quando tem. Os conselheiros também perguntaram aos alunos que se a escola organizasse uma horta se eles ajudariam, alguns se depuseram outros não. Fica bastante claro que a maioria só querem tudo do bom e do melhor mas, quanto ajudar nada. Foi observado também que os alunos jogam lixo por toda a sala e rabiscam as paredes e ainda, um sinal da falta de compromisso com o patrimônio que hoje é deles amanhã dos seus próprios filhos.

Na terça-feira dia 17 o conselho se reunirá com a Secretária de Educação e com os gestores para discutir sobre tais situações.

     









 










AssecomPMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário