segunda-feira, 28 de julho de 2014

Investimentos em educação elevam IDH de Jordão e é o segundo melhor em ascensão na região Norte.

Dois municípios amazonenses, Atalaia do Norte (AM) (0,259) e Itamarati (AM) (0,266) completam a relação de municípios com os menores IDHM Educação. Na região Norte, o mais baixo é de Melgaço (PA), com IDHM Educação igual a 0,207. Em termos percentuais, Mateiros (TO) (509,2%), Jordão (AC) (444,2%), Japurá (AM) (331,3%) e Pauini (AM) (328,4%) são os municípios que apresentaram os melhores desempenhos nessa área.
Com a nova classificação a cidade de Jordão – uma das mais isoladas na região do Juruá – progrediu no ranking apresentando-se como segundo município da região norte com maior crescimento nos indicadores educacionais. Jordão não saiu do índice de muito baixo desenvolvimento.
Praticamente em uma década o Acre tirou sete municípios da situação de muito baixo desenvolvimento. Em 2000 eram 20 cidades nessa classificação. Em 2013, segundo dados do PNUD, Rio Branco foi classificado como alto desenvolvimento humano e mais sete cidades: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Sena Madureira, Brasileia, Acrelândia, Plácido de Castro e Epitaciolândia, como médio desenvolvimento.
O Estado brasileiro é obrigado a medir o IDH, a partir do pacto assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e enfrentado de forma mais positiva com Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou o pacto dos Oito Objetivos do Milênio (ODM).
Em 2011 as escolas de Jordão tinham uma estrutura bastante precária. A partir de 2012 na gestão do Ex-prefeito Hilário de Holanda Melo, o município recebeu recursos do Estado para ampliação e reforma dessas escolas em áreas rurais através do Proacre.

Vendo a atual situação o governo municipal resolveu ao invés de reformar construir outras escolas ampliando o recurso da contra partida do município.
Escola Velha e a nova construída em 2012 Seringal Jaminawá
Em 2014 a prefeitura de Jordão já na gestão do Prefeito Élson Farias concluiu a construção de todas as escolas municipais na zona rural, e começou a construir também nas áreas indígenas onde a situação é bem mais grave.
Todos esses investimentos têm sido feitos com o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e da vida do nosso povo. Por isso, estamos de parabéns pelo desempenho do Governo Municipal quem mostrado ser compromissado com as causa importantes como saúde e educação. 
Escolas Indígenas construídas em 2013 com recurso Próprio do Município 
Por João Bráz - Com informações do Ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário