segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Governador Tião Viana anucia lista de secretários do seu novo governo e Armando Melo ficará na Saúde.

O Governador Tião Viana acaba da apresentar seu novo secretariado. Nada tão novo e não tão velho. O petista, é verdade, mudou algumas peças, agradou parte dos aliados, manteve caras cansadas, mas não abriu mão de sua tropa de choque, os que o acompanham há tempos.
A grande surpresa da lista de assessores de Sebastião Viana (PT) para este segundo mandato não é Carioca na secretaria de assuntos institucionais e nem a permanência de Flora Valadares na secretaria da fazenda, mas sim o juiz aposentado Pedro Longo, que assumirá o comando do Instituto de Meio Ambiente do Acre. Presidente do PSL, Longo que entrou a pouco tempo na política partidária desbancou alguns nomes que ficaram de fora.

A nova equipe de Sebastião tem uma mescla de perfil técnico com político. O temido e odiado Francisco Nepomuceno, o Carioca, novo secretário de Articulação Institucional, é a cara fiel dessa mistura. Ele será, agora investido do cargo, o cara do não ou do sim nas mesas de negociações.
José Carlos dos Reis, candidato a deputado estadual derrotado na eleições de outubro passado, assume a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), com Fernando Melo como adjunto.
Leonildo Rosas deixa a Secom e será Porta Voz do governo. No lugar dele vai comandar a pasta da Comunicação, a jornalista Andréa Zilio, que terá Astério Moreira, como sub-secretário depois que se despedir da Aleac em 31 de janeiro.
O procurador do Estado, Armando Melo, que hoje é secretário de Administração, irá comandar a Saúde, como já antecipou ac24horas. Sawana Carvalho deixa o Detran para comandar a SGA. No lugar de Sawana no Departamento Estadual de Trânsito assumirá Gemil Junior, ex-gerente da Amazongás, membro da Batista do Bosque, indicado do pastor Agostinho e do deputado federal eleito Alan Rick (PDT). O pastor Agostinho, aliás, teve o poder de indicar também o Jamyl Asfury, hoje deputado pelo PEN, que não conseguiu se reeleger, mas irá comandar a Secretária de Habitação do Estado.

A procuradora Lídia Assis, esposa de Henrique Corinto, candidato a deputado estadual pelo PC do B derrotado nas últimas eleições,
vai chefiar a PGE e Cristovam Moura será seu adjunto.

Emilson Farias deixa a Polícia Civil e vai para Secretaria de Segurança Pública.
Já o pastor Henry Nogueira vai comandar a Secretaria de Pequenos Negocios no lugar de Silvia Monteiro. Henry apesar de ser do PDT não é da cota do partido. Ele é indicação pessoal de Sebastião Viana.
Marco Brandão permanece na Secretaria de Educação, com Moisés Diniz como secretário adjunto.
Edgar de Deus continua como secretário de Meio Ambiente.
O Instituto Sócioeducativo, o Ise, será comandado por Rafael Almeida, candidato derrotado nas eleições pelo PSDC.
Da cota do PC do B, o ex-todo poderoso Edvaldo Magalhães deixa o status de supersecretário de Indústria e Comércio para ser diretor-presidente do Depasa no Estado ao lado de seu colega de partido Felismar Mesquita que vai dirigir o órgão em Rio Branco.
Martin Hessel, que assumiu o Iapen há quatro meses, continua no espinhoso cargo.
O deputado Elson Santiago (PEN), candidato a deputado derrotado em outubro, assume o cargo de assessor especial.


Flora Valadares, mulher de confiança de Sebastião, permanece como secretária de Fazenda, e Márcia Regina continua Chefe da Casa Civil.

Coronel Aires será o chefe do Gabinete Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário