domingo, 14 de dezembro de 2014

Vinte litros de chá do Daime que iriam do Acre para a Holanda são apreendidos no aeroporto Tom Jobim

Conhecido por seu uso ritual em religiões e por suas propriedades psicotrópicas, o chá Santo Daime acabou barrado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na hora de deixar o país: 20 litros da bebida foram apreendidos no momento em que seriam exportados para a Holanda. A informação é do site O Globo.

O curioso é, com os relatórios realizados, chegaram à conclusão de que o chá saiu do Acre: o fato inédito mobilizou fiscais do posto do Ibama no Galeão, que passaram os últimos dias elaborando um detalhado relatório.

A conclusão saiu nesta quarta-feira (10): a Igreja do Culto Eclético Fluente Luz Universal (ICEFLU), localizada na Floresta Nacional do Purus, no Acre, e que produz o chá, foi autuada duas vezes: por “adotar conduta em desacordo com os objetivos da Unidade de Conservação, o seu plano de manejo e regulamentos”, além de “estar com seu cadastro junto ao Ibama inativo, sem apresentar relatórios anuais desde o ano de 2008”.
A igreja recebeu, ainda, duas multas, no total de R$ 13 mil. Apreendido em 7 de novembro, o chá deverá voltar para o Acre. O Globo tentou entrar em contato com representantes da igreja, mas ninguém atendeu as ligações.

“A Igreja do Culto Eclético foi fundada por Sebastião Mota de Melo, em 1974, no município de Pauini, no Acre. É uma das principais vertentes do culto que teve origem na Floresta Amazônica. O chá é feito à base do cipó ayahuasca”, informa a publicação.
Vários estados brasileiros têm filiais da igreja, assim como países como Espanha, Holanda, Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal. Era para uma representação na Holanda que o chá estava sendo enviado.


A decisão de apreender o chá no aeroporto, segundo o relatório do Ibama, visou a interromper o fluxo de Santo Daime para o exterior, em decorrência da ausência de documentação autorizativa para o envio.
O documento ressalta não haver qualquer preconceito de ordem religiosa em relação ao seu uso.

Fonte: Giro Feijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário