quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Indígena que pode ter 98 ou 108 anos ainda não é aposentada. Familiares pedem ajuda.

Dona Luzia e a única filha
Na manhã de ontem 12 de janeiro fui procurado por este casal indígena, Edinaldo Macário e Ozélia Sales, que reivindicam uma ajuda para esta velhinha que atualmente mora na aldeia Novo Natal e praticamente sem ninguém da família que possa tomar contar da mesma, pois seus filhos alguns já não vivem mais e única filha que tem também já precisa de cuidados.

Dona Luzia Feitoza Kaxinawá nascida no antigo seringal Fortaleza alto Rio Jordão, hoje terra indígena, tem duas certidões de nascimento, uma datada do dia 20 de agosto de 1906, o que lhe confere 109 anos a partir de agosto deste ano. A outra é do dia 24 de setembro de 1917, ou seja, 98 anos, ambas concedidas pela FUNAI. De qualquer forma dona Luzia tem idade suficiente para receber um beneficio pelo INSS o que ainda não conseguiu devido a falta de documentação.
Documento feito pelo serviço da Funai 



O que estar acontecendo é que dona Luzia alem de não ter ninguém que cuide, também não nenhum tipo de renda para garantir seu sustento. A única pessoa que cuida da mesma é a esposa de seu neto, dona Ozélia, que a mesma clama por uma ajuda. Esperamos que as autoridades competentes tome alguma providencia. 
Documento feito pela Funai

Um comentário:

  1. Olá, gostei bastante deste site. Já virei um seguidor.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar com vocês
    nosso blog. Ficaremos felizes com vossa visita e mais ainda se
    seguir-nos.
    Atenciosamente

    Josiel Dias
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir