quinta-feira, 23 de abril de 2015

Governo Federal prorroga presença da Força Nacional na fronteira do AC

O Ministério da Justiça autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional por mais 180 dias para exercer atividades em apoio à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-AC) na região fronteiriça do Acre. A portaria, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo, foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (22).

A Força Nacional vai atuar especificamente nas áreas de "fiscalização, inibição, prevenção, coibição e repressão dos crimes de contrabando, de tráfico de drogas e de armas", afirma a portaria.

“A operação terá o apoio logístico e supervisão dos órgãos de Segurança Pública do ente federado solicitante, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informações, inteligência, disque-denúncia e ocorrências", acrescenta o documento.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, a Força Nacional já está atuando no estado há cerca de seis meses e, com a medida, também houve o aumento no dobro do efetivo. Com isso, será um total de 50 homens e 16 viaturas.

"Estamos reforçando alguns pontos que compreendemos que são entrada de entorpecentes e armas. Em todos os municípios fronteiriços. Vamos nos reunir com eles para redirecionar para pontos estratégicos para poder reduzir contrabando, furto e roubo de veículos que possam ser levados para a fronteira.


A portaria diz ainda que a presença da Força Nacional ainda pode ser prorrogada, se necessário, mediante a solicitação dos órgãos de segurança do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário