sexta-feira, 17 de abril de 2015

Numero de residências indígenas na cidade tem aumentado e preocupa população.



Imagens do Bairros Kaxinawá
O município de Jordão é um dos municípios acrianos que tem o maior percentual da população indígena da etnia Kaxinawá que vivem aqui há muito tempo. Em 1960 havia apenas cerca de 300 índios que trabalhavam na extração da borracha ou na agricultura dos patrões que eram os donos dos seringais. Aos poucos outros indígenas foram chegando de outras partes do Acre ou de outros seringais e foram formando suas famílias.

Com o declínio da borracha entre os anos 80 e 90, vários patrões acabaram abandonando seus seringais, outros foram embora para Tarauacá e Rio Branco e houve também aqueles que faleceram e seus filhos não fizeram caso das terras. Com isso, os indigenistas Terrí de Aquino, Marcelo Iglesias e Macedo juntamente com os quase 800 indígenas já existentes, iniciaram uma luta por demarcação de terras e hoje o Rio Jordão é todo demarcado e destinado aos quase 3000 mil Huni Kuin ou povo verdadeiro como são conhecidos.  

Mais o que vem causando preocupações a população da cidade de Jordão é que o numero de residências na cidade desses indígenas vem aumentando muito e os políticos locais não tomam uma atitude, pois acabam sendo reféns do sistema politico, já que os indígenas somem 30% do eleitorado jordanense.

O que se sabe é que a maioria dessas famílias dizem que estão construindo uma casa para hospedar-se para quando vem receber seus benefícios e acabam, depois de um tempo, vindo de vez e daí começa o sofrimento. 
 
Imagens do Bairros Kaxinawá
Esta semana uma família indígena que estava a oito (8) dias na cidade me procurou pedindo, por favor, que o ajudasse com pelo menos 2 litros de agua para beber, pois estava hospedado nas canoas e a Agua do Rio não estava boa para consumo humano. Ao providenciar a agua dois dias depois me pediu um dinheiro para comprar 2 kg de carne para alimentar sua família alegando que ainda não tinha conseguido receber seus benefícios junta ao banco.

Inclusive esse é outro problema que vem causando sofrimento a essas famílias como todas as pessoas que vem da zona rural na tentativa de receber seus vencimentos e não conseguem no prazo determinado por falta de dinheiro na instituição financeira, no caso, Caixa Econômica. O que os obrigam a ficarem exposto a chuva, frio além da fome, e  todas as famílias indígenas vem acompanhadas de suas crianças. 

Nossos políticos precisam entrarem em acordo e criar mecanismo que venha garantir os direitos desses indígenas para que vivam em paz em suas aldeias onde só assim poderão está mais protegidos, inclusive de doenças.
Imagens do Bairros Kaxinawá

Nenhum comentário:

Postar um comentário