sábado, 2 de maio de 2015

Diretoria da Asareat e ICMBio visitarão comunidades da Resex alto Tarauacá

A Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex Alto Tarauacá- Asareat juntamente com Instituto Chico Mendes- ICMBio estará visitando as comunidades Tabocal, Alagoas, Nazaré, Jaminawá, Massapê, Duas Nações e Boa vista onde serão tratados assunto de grande importância aos moradores.

A Asareat irá discutir sobre os projetos já implantado como criação de galinha caipira, produção de farinha de mandioca e também irá implantar mais dois projetos através da Secretaria de Agricultura e Produção Familiar- Seaprof, voltados ao extrativismo como a exploração do Açaí e extração do Látex (leite de seringa) onde já despertou o interesse de alguns que ouviram falar tal notícia.  

Quanto ao açaí a ideia do governo do Acre é de garantir matéria prima para a produção do Açaí em pó onde já há uma empresa interessada no projeto e que terá uma demanda de 10 mil hectares de açaí e que o Acre hoje ainda não tem, por isso, o projeto do governo é de comprar açaí em todo os municípios que tem açaí nativo e incentivar o plantio.

No caso da borracha, existe duas propostas para os interessados; a primeira é que o preço do quilo, do tipo CVP (leite coalhado e imprensado) a R$ 5,20 o quilo e a FDL (Folha defumada líquida) por R$ 11,00 o quilo.

Além do valor bastante tentador, cortar seringa hoje pode não ser mais aquele sofrimento todo, pois o seringueiro se tornará autônomo e com isso trabalha os dias da semana que achar melhor. Além disso, como forma de incentivo, o governo dará as estradas de seringas limpas e prontas para extrair o leite (látex).

Cronograma da viagem
Saída dia 3 de maio
Dia 4 reunião no seringal alagoas
Dia 5 reunião na comunidade Tabocal
Dia 6 reunião na comunidade Nazaré Igarapé são Salvador
Dia 7 e 8 reunião na comunidade Jaminawá
Dia 10 reunião na comunidade Maranhão
Dia 12 reunião na comunidade Duas Nações
Dia 13 reunião na comunidade Boa vista


Nenhum comentário:

Postar um comentário