sexta-feira, 15 de maio de 2015

ICMBio a Asareat visitam as 7 comunidades da Resex do Alto Tarauacá criando o “Perfil da Família Beneficiaria”.



O Instituto Chico Mendes juntamente com a Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex do Alto Tarauacá-Asareat esteve realizando recentemente visitando as comunidades Tabocal, Alagoas, Nazaré, Restauração, Massapê e Duas Nações e Boa Vista com objetivo de criar juntamente com essas comunidades o “Perfil da Família Beneficiaria da Resex alto Tarauacá”, onde ira atender uma nova normativa do governo federal que exige a criação deste perfil. 

O “Perfil da Família Beneficiaria da Resex alto Tarauacá” é mais um instrumento de gestão da Unidade onde cria, de acordo com as leis do País, regras para definir quem tem direito e quem pode usar os recursos naturais das Resex no Brasil e seus benefícios.


A Asareat está discutindo também nas comunidades algumas ideias que se tornarão em projetos a serem trabalhados com apoio da Prefeitura Municipal de Jordão, Governo do Estado e ICMBio. Uma das ideias que pode se tornar uma ótima alternativa de renda das famílias vem sendo a criação de galinha caipira, a piscicultura e também a possível volta da extração do látex ou corte de seringa como é conhecido popularmente, onde quase 30 pessoas se dispuseram a voltar a praticar o extrativismo da borracha.

Nesta quarta feira dia 13 de maio foi realizada a ultima reunião na comunidade Boa Vista fechando assim a discussão da elaboração desse “Perfil das Famílias.
Além das discursões a cerca do perfil dessas famílias o ICMBio esteve também falando do Projeto dos Quelônios que desde 2011 vem sendo trabalhado nas comunidades Jaminawá e Restauração no baixo Rio Tarauacá onde mais de 2000 filhotes já foram soltos no Rio e o efeito tem sido positivo e agora deverá ser ampliados nas demais comunidades. 


Alem desses, foram discutidos a polemica questão de caçada com cachorro na Resex e que novas fiscalizações serão feitas e a coisa pode piorar para os casos de reincidências.

Portanto, a Associação pede a compreensão de todos quanto esta questão, para que cada um tome as devidas providencia e possa evitar maiores problemas a si mesmos.










 





Nenhum comentário:

Postar um comentário