terça-feira, 29 de março de 2016

Asareat busca implantação de Agrovilas em comunidades rurais na Resex Alto Tarauacá.

Presidente da Asareat João Bráz na Câmara de Vereadores
O presidente da Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex do Alto Tarauacá-Asareat, esteve recentemente na câmara municipal de Jordão falando ao executivo sobre a importância de criar um projeto de implantação um sistema de agrovilas ou comunidades dentro da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá, que abrange 7 seringais dos quais 3 ficam no município de Tarauacá e 4 no município de Jordão.

Para João Bráz atual presidente da Associação, essa é uma alternativa que existe para que a população rural possa ter acesso com mais qualidade aos serviços públicos como saúde, educação, produção agrícolas, energia elétrica entre outras vantagens, com menos custos.

Hoje as famílias que residem nesses seringais, ficam a mercê das necessidades básicas de produção, uma delas é a falta de assistência técnica rural. Tem-se como exemplo a avicultura que vem sofrendo constantemente com a mortalidade de aves recém-nascidas e isso tem deixado muita gente sem esperança. O presidente ver como alternativa a implantação de cursos de capacitação, que esbarram na dificuldade de juntar o público alvo num determinado local para ministração do curso, uma vez que o povo vive disperso nas margens dos rios. Com o sistema de comunidades, o povo estaria sempre juntos e todos, aos poucos estariam qualificados para produzirem o que lhe fossem conveniente.

Com isso, ampliaria a frequência escolar, melhoria o ensino médio e diminuiria os gastos com transporte escolar rural, além de possibilitar uma organização social mais consistente, despertando o interesse dos agentes públicos para melhorias de infraestrutura e sanitárias nessas comunidades.


A intenção de João Bráz é pedir ajuda aos vereadores para que, pelo menos divulgar a ideia nos seringais e incentivar o povo a se organizarem nessas comunidades. Hoje a maioria dos nossos parlamentares tem uma ideia que, por ser uma área de conservação acreditam que é impossível produzir, o que não é verdade.
A Resex tem uma grande potencialidade na exploração do Açai, óleo de copaíba, criação de suíno, grãos, aves, farinha de mandioca e fruticultura entre outras. os vereadores gostaram da ideia e se comprometeram a contribuir no que for possível.


Enquanto não tivermos uma organização social fortes nessas comunidades para que possamos moldar a consciência das pessoas com novas maneiras de produzir, as pessoas terão uma economia familiar falida e uma vida social frágil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário