terça-feira, 24 de maio de 2016

Asareat visita Flona Tapajó e conhece práticas inovadoras de trabalhos com recursos naturais.

Rio Tapajós na comunidade Jamaraquá
Depois de 7 dias de visita a Floresta Nacional do Rio Tapajós-Flona Tapajós em Santarém –PA, Eu João Bráz e Orlei, voltamos para o município de Jordão com muitas ideias de iniciativas inovadores voltadas para o público rural extrativista com objetivo de melhorar a vida das 200 famílias que vivem na Resex do Alto Tarauacá e hoje vive basicamente de programas sociais e da Agricultura de subsistência.

A FLONA TAPAJPOS

A Floresta Nacional do Rio Tapajós é uma área de conservação federal criada ainda nos anos 70. Na época o governo queria retirar do local centenas de famílias que lá viviam. Hoje essas famílias conquistaram o direito de permanecer no local onde nasceram e vivem de programas Sociais, turismo, extrativismo e manejo madeireiro.

Eu e dona Conce-Dona de pensão
Hoje, as centenas de famílias que lá vivem acreditam que com a homologação da área em área federal trouxe ao povo muito mais benefícios que antes, pois seus filhos e netos terão um local para viver em harmonia com a natureza.

A ALEGRIA DE VIVER NA FLONA

Um exemplo é Conceição, (Dona Conce), moradora da comunidade Jamaraquá que é proprietária de uma pensão muito famosa na região e uma das várias pessoas que nasceram no local e que também enfrentou a luta pra defender o direito de continuar na terra que antes pertencia aos seringalistas e agora era de todos.

Hoje, essas famílias sabem o quanto é valioso aquele lugar porque foi conquistado com muito esforço.

O ARTESANATO
Artesanato de látex

O artesanato do látex é o que predomina na comunidade. Seu Zezinho o responsável pela Mini-indústria dar o tom e as informações aos visitantes. Na loja de produtos você encontra colares, brincos, chaveiros, posseiras, bolsas, tudo feito com leite da seringa.

Na comunidade são Domingos há também uma produção de artesanato vem conquistando até o mercado exterior como Alemanha que compra sandálias e expõe em feiras no mundo inteiro.

O TURISMO QUE TRÁS O SUSTENTO

O turismo é, sem dúvida, a maior fonte de rende da região. Os barqueiros, Guias, donos de pousadas, restaurantes e artesãos, todos lucram com a presenças dos visitantes. Aos poucos, se percebe que aquele povo ama e é feliz no lugar onde vivem.    

   
Reunião na Comunidade Nazaré


Comunidade São Domingos Movelaria e Marchetaria
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário