terça-feira, 17 de abril de 2012

Família Bráz faz 100 anos de existência e contribuição para o Jordão

Nascido em 06/01/1912, Agripino Braz de Aqui, foi uma das pessoas que muito contribuiu para o crescimento de Jordão. Quando ainda era chamada de Foz do Jordão, Agripino era dono de um pequeno comercio da ponta do pista velha onde era chamada de arraial em épocas festivas como nos novenários de janeiro e outubro.


Seringueiro por muitos anos, morou as margens do rio Jordão casado com a Senhora Esmeralda de Oliveira que faleceu ao dar a luz o seu 3º e ultimo filho o então Francisco das Chagas Bráz de Oliveira, conhecido em todo o Jordão por Chaga Braz que por sinal tenho a maior alegria de ser filho dele. Homem honrado por todo  o Jordão, soube criar seus filhos ensinando a respeitar  os outros para poder sermos dignos honra assim com aprendeu de seu pai.

Agripino Braz meu avô era um homem sofrido nos trabalhos, dono de um impecável respeito que criou os filhos apesar de viúvo mais com dignidade e trabalhando nos seringais de Jordão.
Depois de muitos anos foi embora para Tarauacá e depois para Rio Branco. Conseguiu aposentadoria de soldado da borracha e faleceu em julho de 2006 ao 94 anos de idade, em Rio Branco. 


Meu pai e meu Herói Chaga Bráz, tem o DNA do Pai até na aparência. Somos uma família centenária em Jordão, e merecemos honras assim como as demais também. A família Bráz é a 4ª família a fazer 100 anos de existência e de contribuição com o município de Jordão. Alem da família Braz, acredito que apenas a família Farias, família Melo e a família Matheus, tem 100 anos em Jordão. 


Somos 12 Irmãos, 7 mulheres e 4 homens. Em 1988, faleceu um dos homens, somos hoje 11 Irmãos entre homens e mulheres. 
Sou o mais novo dos homens e a mais nova das mulheres está morando atualmente em Porto Velho-RO
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário