sexta-feira, 27 de março de 2015

Asareat, Prefeitura e Seaprof tenta pela segunda vez implantar a II Feirinha do Produtor Jordanense

A Associação dos moradores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá – Asareat em parceria com a Prefeitura Municipal de Jordão e Secretaria Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), estará nos dias 27, 31 de março e 01 de Abril nas comunidades Duas Nações, Moema, Boa Vista e São João, próximas a cidade fazendo um cadastramento dos produtores interessados em participarem da II Feira do Produtor que será implantada pela segunda vez, desta vez, por estas três instituições.


O objetivo é fazer com que não falte os produtos básicos da agricultura familiar sendo comercializado na cidade aos consumidores urbanos. Amanhã estaremos nas comunidades Duas Nações e Moema, na Segunda estaremos na Comunidade Maria Correia Seringal São João depois Boa Vista.

Asareat pede socorro.

A Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista (Asareat) localizada na zona rural dos municípios de Tarauacá e Jordão, vem sendo ao longo do tempo, uma Associação vitoriosa apesar das grandes dificuldades que enfrentou desde sua fundação em 2000. Com 15 anos de existência muita coisa foi feita e muitas outras foram deixadas por fazer.

Ao assumir este importe cargo de Presidente, vi o tamanho da necessidade de sermos pacientes e temperantes com algumas coisas. Por outro lado, inteligente pra saber administrar o bem público com sabedoria e isso só com fé em Deus. Estamos tentando fazer alguma coisa pra melhorar o escritório da Associação que fica na Cidade de Jordão, quase caindo, começando uma luta na tentativa de fazer uns reparos, construir uma cozinha e instalar nosso escritório. Quitamos luz no valo de quase R$ 600,00 e estamos religando.

Estamos também tentando recuperar os recursos da construção de mais de 60 casas construídas pelo INCRA e que o mesmo foi bloqueados e as pessoas precisam receber por seu trabalho, e outros que precisam ainda construir sua casa. Recentemente enviei ao Senador Jorge Viana e aos Deputados Jesus Sérgio e Jenilson Lopes, um Oficio pedindo ajuda junto ao Ministério Público Federal para que venha liberar os mais de meio milhão de reais bloqueados.

Precisamos de barcos motorizados, reforma da Sede no Seringal Alagoas Rio Tarauacá, reforma do escritório em Jordão, a criação de um mercado dos agricultores e transportes além de abertura de crédito que financie a criação de pequenos animais e a produção da agricultura família e de subsistência.


Ou seja, estamos pedindo socorro.






Vereador de Tarauacá, Roberto Freire, morre vítima de câncer.

Faleceu hoje às 5:15h, na UTI do Hospital do Câncer em Rio Branco, vitima de câncer, o Vereador Roberto Freire do município de Tarauacá. Roberto estava internado desde o dia 8 de fevereiro.

Seu corpo deve ser transladado para Tarauacá no dia de hoje e deve ser velado no prédio da câmara de vereadores. Roberto de Souza Freire tinha 48 anos, servidor público municipal, estava no terceiro mandato de vereador, era casado e tinha um casal de filhos.


Freire também era presbítero da Igreja Assembleia em Tarauacá, importante função ministerial na denominação religiosa.

quinta-feira, 26 de março de 2015

DEPOIS DE VÁRIOS DIAS JORDÃO VOLTA A SE COMUNICAR VIA INTERNET


Parabéns ao Governo do Estado.

Imagem Ilustrativa
Gostaria de parabenizar ao Governo do Estado pela atenção dada as escolas do Município de Jordão que logo após ter tomado conhecimento da situação calamitosa que se encontrava a educação resolveu a situação quanto ao pessoal de apoio. Eu como blogueiro e pai de alunos matriculados nas duas instituições fiz minhas criticas e ponderações mais também me dispus a contribuir.

Dias 20 de marco liguei para a gestora do núcleo de educação do estado dona Lucimar Melo me dispondo, e mais algumas mães, a passarmos um dia ou mais trabalhando na limpeza ou na cantina fazendo o que fosse possível para que os alunos viessem a ter sua merenda pronta na hora do recreio.

Acredito que fazer criticas é um direito de todo cidadão brasileiro, mas, também uma obrigação de todos a contribuir para a educação de nossos filhos.


Parabéns ao Governo do Estado.  

João Bráz

terça-feira, 17 de março de 2015

Ano letivo começa com atraso e muita precariedade em Escolas públicas no Município de Jordão.

As aulas do ano letivo 2015 até que enfim tiveram inicio no município de Jordão assim como também em todo o estado, que alem de atrasos trouxe também uma preocupação tanto por parte da gestão como pelos pais com relação ao quantitativo de funcionários nas instituições de ensino o que vem deixando os alunos sem merendar por falta de funcionários.

Segundo as duas gestoras das escolas estaduais no município, ano passado tinham pessoas pelo menos para limpar o prédio e hoje a situação é bem mais complicada.  A gestora Marissanta Marinho de Farias da Escola Manoel Rodrigues de Farias com quase 300 alunos, disse não saber o que fazer, pois, não tem um funcionário si quer para fazer a merenda. Essas escolas trabalham com sistema de Cooperativa que atende com pessoal de apoio.

Segundo informações repassadas às gestoras pela cooperativa, a redução no numero de pessoal é porque o Estado está fazendo redução dos gastos.

A Diretora Neuzimar Cornélio da Escola Jairo de Figueiredo Melo com 430 alunos, disse está com as mãos atadas e já mandou documentos ao Secretário de Educação do Estado e também para o Deputado Jesus Sérgio pedindo ajuda e agora peço também a ajuda dos meios de comunicação do Município no intuito de cobrar das autoridades competentes uma solução. Disse a gestora.


A primeira informação era que esses funcionários iriam sair de férias e depois voltava e até agora nenhum voltou. Das 6 pessoas que a escola Jairo tinha, hoje tem apenas 2 para zelar uma escola mais de 10 repartições e ainda fazer merenda. Um trabalho desses tem que ser considerado como escravidão. Enquanto isso os roubos continuam no país.



Por João Bráz

domingo, 8 de março de 2015

Jordão Comemora ao dia Internacional da Mulher.


A Prefeitura Municipal de Jordão através da Coordenação de Política para as Mulheres na pessoa da Coordenadora Nelcilene Brito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social, Saúde e Empresários locais, realizou hoje no centro de cultura e cidadania uma confraternização em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado na data de 8 de março em todo o mundo.

Centenas de mulheres se reuniram no centro de multiuso pela manha onde participaram de um café da manhã, depois as homenageadas se reuniram no centro de cultura e Florestania onde estavam sendo oferecidas algumas brincadeiras e com direito a prêmios.

O Médico e Deputado Estadual Dr. Jenilson Lopes também compareceu ao evento acompanhado do colega Dr. Marcos Parente que estão na cidade para realizar mais uma etapa de atendimento de exames de ultra-sonografias que acontecerá nesta segunda e terça-feira na Unidade de Saúde Antonio Rodrigues Dourado.
  

















sábado, 7 de março de 2015

Novo Presidente comemora vitoria com os povos indígenas no Bairro Kaxinawá.

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Jordão Acre José da Silva e Silva (o Zé Cariolando), esteve na noite de quarta-feira no bairro Kaxinawá comemorando sua vitória juntamente com a bancada do PMDB na pessoa do Vereador Guedes Oliveira, o Vereador Vavá do  PSDB e Francisco Sereno do PCdoB que acabou sendo chamando pelos meios de comunicação local de “A galinha dos ovos de ouro” que mesmo sendo do PCdoB votou na chapa composta pela oposição.

Segundo sereno o fato dele ter votado numa chapa da oposição se deu devido seus colegas terem o deixado fora da composição da formada por eles. Alem do mais Sereno vem reclamando de falta de ajuda para continuar ajudando seu povo chegando até a ser chamado de mentiroso pelos seus eleitores. Sereno alega outros motivos e que segundo ele tem em mãos documentos que o garante no cargo, caso o partido, queira caçar o mandato.

O movimento indígena diz que está caminhando para o novo rumo e que varias lideranças estão migrando para outro partido (PSB). O presidente aproveitou a oportunidade para falar de suas metas, como a reforma da casa. Iremos juntos em busca de recursos em Rio Branco, se não conseguirmos iremos fazer nossas economias e usar o recurso que temos, mas temos que reformar a casa.

As demais lideranças como o vereador Vavá, Guedes Oliveira, Ibã Sales entre outras estão crendo que o movimento numa nova forma de dialogo nas aldeias para discutir o futuro, outros já afirmam que Sereno será o próximo Vice-Prefeito de uma futura chapa da oposição.



quinta-feira, 5 de março de 2015

Eleição da câmara de Jordão: último capítulo da novela “O novo Presidente” tem final já esperado.


Aconteceu ontem 3 de março a noite a Sessão Extraordinária para eleger a nova diretoria da Câmara Municipal de Jordão Acre, onde contou com a presença maciça dos nove vereadores da casa onde elegeram pela segunda vez o Vereador José da Silva e Silva (Zé Cariolando), com presidente para o biênio 2015/2016.

Em 31 de dezembro do ano passado aconteceu uma eleição que, por determinação judicial foi cancelada e obrigando ao legislativo municipal fazer nova eleição que aconteceu ontem dia 3 as 21h00min horas.

Depois de muita negociação e propostas tentadoras e muita espera por parte do público presente, os ânimos foram alterados e quando o povo aplaudiu certa atitude do Vereador Chico Sereno o presidente da Câmara pegou o microfone e começou a disparar palavras contra o publico chamando-os ate de palhaços. Um dos manifestantes replicou e foi necessário retirar-se do recinto.

Depois de horas de espera o processo eleitoral continuou já com chapa única. Depois do nono voto o presidente declarou eleito o Vereador do PSDB que disse está grato a Deus e a todos que estavam lhe apoiando, Zé disse ainda que sabe do tamanho da responsabilidade e do desafio que será administrar uma casa que apresenta sérios problemas na sua estrutura. 







terça-feira, 3 de março de 2015

UMA NOVA VERSÃO PARA O ULTIMO CAPITULO DA NOVELA “O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE JORDÃO” QUE ACONTECERÁ AGORA.

Foto Kézio Araújo
A nova eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Jordão acontecerá em instantes no velho, péssimo e precário prédio da casa legislativa da cidade, é o ultimo capitulo dessa novela de quase 3 meses. É de conhecimento de todos nós que no dia 31 de dezembro de 2014, aconteceu uma eleição onde a chapa formada pelo PSDB e PMDB ambos de oposição deu vitória ao Vereador José Cariolando tendo como vice o Vereador Guedes Oliveira.

Depois de decisão judicial a eleição foi considerada ilegal o que obrigou a câmara realizar nova eleição e que acontecerá hoje. De lá pra cá tudo continuava sem mudanças no cenário formado anteriormente onde Cariolando PSDB e Doda  do PT encabeçavam as chapas.

Agora a tarde o cenário parece ter mudado, segundo informações de um blogueiro e que acabou chegando ao vereador Rosaldo do PT, o Vereador Chicão atual presidente tinha proposto a José Cariolando de compor a vice e que descantearia  o PMDB e que o abrigaria a ajudar a compor a chapa de Doda que até então não tem nomes suficientes para tal já que Rosaldo não pode fazer parte por ser suplente na casa.

Já o vereador Guedes Oliveira disse que a decisão de Cariolando continua a mesma e que nesse caso Doda e Abel Ximenes são os únicos que compõe a chapa da frente popular até porque Chico Sereno do PCdoB já faz parte da Chapa da oposição e se Chicão também mudar de lado a oposição pode ter 6 votos.

Bem, esses são apenas boatos de rua que acabam contribuindo para essa NOVELA que já está no ar há quase 3 meses. Vamos ver de perto o ultimo capitulo que deve acontecer em minutos.


Por João Bráz

segunda-feira, 2 de março de 2015

Presidente da ASAREAT realiza vista as comunidades Santa Julia e Duas Nações.

O presidente da Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá realizou neste sábado (28) uma visita a comunidade Santa Júlia seringal Boa Vista, com objetivo de discutir sobre assuntos de interesse da comunidade e também realizar um cadastro amostral do Programa Bolsa Verde e Bolsa Família para a manutenção do programa dentro da Unidade.

Os moradores têm discutindo bastante sobre a caçada com cachorros no seringal Boa Vista e Duas Nações onde 80% dos casos é de pessoas da cidade que mesmo tendo a opção de comprar seu alimento no mercado, entram na unidade, às vezes com permissão do morador, e acaba prejudicando a vida das famílias que lá estão.

Neste domingo a reunião aconteceu na comunidade Duas Nações na escola Odília Dourados, também, a maior reclamação dos moradores tem sido a caçada com cachorros e a extração ilegal de madeira, pois esta comunidade fica próxima a cidade e acaba sendo o alvo dos moradores da zona urbana.
  
A comunidade também fez uma abaixo assinada reivindicando da Prefeitura de Jordão que seda um funcionário para prestar serviço a Associação (Asareat), dando suporte ao Presidente, pois existe uma parceria entre as duas instituições que deve, nesta hora, funcionar para o bem de todos.

Ao termino da reunião o presidente João Bráz falou sobre os engenhos de cana destinados a comunidade e a dispoupadeira de frutas. Ficou decido que um engenho ficará na casa do Cecílio e outro dentro do igarapé são Vicente dando suporte as 8 famílias que ali vivem. Quanto a dispoupadeira de frutas ficará na casa do Sr. Francisco Henrique o Ico também no Seringal Duas Nações. Na comunidade Santa Júlia o presidente realizou a entrega oficial dos equipamentos que agora aguardam uma oportunidade para começar a usar-los.  
A caminho da Santa Julia, olha só a poeira.


Realizando o cadastro amostra

Reunião nas Duas Nações

Reunião nas Duas Nações
  
A caminho da Santa Julia 

Entrega Oficial dos equipamentos da Comunidade