quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Jorge Viana destaca queda de 34% no índice de desmatamento no Acre.

Senador voltou a defender proteção das florestas como forma de combater o aquecimento global.

Como presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, o senador Jorge Viana parabenizou o governador Tião Viana e toda equipe da área de política pública ambiental do Acre pela redução de 34% no índice de desmatamento ilegal no estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta semana.

Viana esteve nesta semana em agenda oficial na Rússia onde participou de encontros com parlamentares de outros países e um dos temas debatidos foi a questão ambiental, que preocupa autoridades de todo o planeta. Para o parlamentar, a redução nos índices de desmatamento é a maior contribuição que o Brasil pode oferecer para prevenir os desastres já causados pelo aquecimento global no mundo.

“Os efeitos da mudança climática estão em toda parte: nos temporais nas cidades amazônicas, como a que aconteceu em Rio Branco há poucos dias; nos desastres naturais em cidades dentro e fora do Brasil. A metade da população do planeta vive nas cidades e certamente é nelas que nós vamos sentir os impactos extremados com a mudança do clima. Os custos serão altíssimos e no nosso caso uma grande contribuição é a redução do desmatamento”, defendeu o parlamentar.

Os dados do INPE são referentes ao período entre agosto de 2016 a julho deste ano. Em toda a Região Amazônica, o decrescimento foi de 16%. A análise foi realizada por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

“É esse o desafio que nós temos pela frente: ver a floresta como grande aliado para enfrentar as mudanças do clima e construir uma economia verdadeiramente sustentável”, declarou Viana. 

Fonte: Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário